quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A massa e...

Achava que nada seria capaz de me tirar do sofá naquela noite de domingo. Afinal, tudo o que eu precisava estava ali, do ladinho, na mesa de canto. Tinha uma xícara de café quentinha, os telefones, parte do jornal do dia - o resto disperso entre as almofadas...
O mais importante estava na mão: o controle remoto da TV. Sou maníaca e compulsiva ao assistir TV. Se não acho nada que me interesse passo horas zapeando por todos os canais, principalmente no domingo. E foi aí que parei no National Geographic Channel, bem na hora em que o Josimar Melo começava sua jornada como "O Guia" pelas cidades da Sicilia, na Itália. Estacionei lá mesmo. Já tinham me falado muito bem do programa e eu concordo: ele é bem feito, divertido e infelizmente curto, apenas 30 minutos. Mas nessa meia hora, além de abordar o recorrente tema da máfia no sul da Itália, conseguiram entupir o critico gastronômico com deliciosas iguarias locais e de outras regiões. E dá-lhe massas, carnes, frios, e mais massas, com ragu, com queijos, com verduras ... E com esse festival de comida boa, a pobre da minha barriguinha começou a roncar, quase implorando, "uma massa, pelamordedeus"!
Pronto. Por culpa do Josimar tive que deixar o sofá, o jornal, o controle remoto, me bandear para a cozinha e tentar aplacar aquela fome repentina, inconveniente, obstinada, que não foi embora nem quando o programa acabou. E não era uma fome de biscoitinho, de queijinho ou de um delivery qualquercoisa. Era de massa, pastasciutta, macarrão!
A matéria prima, pelo menos, nunca falta aqui em casa. Sempre tem um ou dois pacotes de massa, geralmente penne (Barilla ou Renata) . Para o molho, encontrei umas abobrinhas bem novinhas, uns cogumelos frescos, creme de leite e deu nisso:

Ingredientes
(Para duas pessoas)
200g de macarrão
2 abobrinhas
2 dentes de alho
100 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
100 ml de creme de leite (meia caixinha)
Sal e pimenta do reino

Como fazer
1) Leve ao fogo uma panela com cerca de 3 litros de água.
2) Descasque e pique o alho. Lave e corte as abobrinhas em pedaços não muito pequenos. Lave e corte os cogumelos ao meio.
3) Eu gosto de usar o wok - uma panela larga e alta - para fazer o molho. Assim, quando a massa está cozida, basta escorrer e jogar dentro do wok para misturar bem com o molho. Se não tiver uma panela assim, use uma frigideira e refogue o alho em um pouco de azeite.
4) Quando o alho estiver dourado (mas não queimado) junte as abobrinhas, um pouco de sal e deixe refogar por alguns minutos. Quando as abobrinhas são novinhas, não é necessário deixar cozinhar por muito tempo, elas ficam saborosas bem al dente. Acrescente os champignons, a pimenta do reino.
5) Quando a água ferver, cozinhe nela a massa até ficar al dente.
6) Junte o creme de leite ao refogado, misture, escorra o macarrão e tempere com o molho.
7) Sirva com bastante parmesão ralado.

Postado por Alê

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que fome!

Alessandra disse...

Vai pra cozinha!!! Viu que é fácil, fácil! Boa sorte e bom apetite!