sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lanchinho Oriental

Apesar de adorar comida oriental - seja japonesa, chinesa, tailandesa, coreana - tenho poucos livros em casa sobre o assunto. Mas, sim, eu sou aquela mala que fica perguntando no balcão de sushi do restaurante ou para o vendedor da lojinha de produtos orientais como é que prepara o tal molho, o que usa no arroz, etc, etc... Tem uma loja dessas bacaninha aqui perto de casa, onde sempre compro guiozas, que parecem pastéis pequeninos, cozidos no vapor e recheados com carne de porco e legumes. Os guiozas, mais uma saladinha de pepino japonês e algas, compuseram um almoço rápido e saboroso. Pena que o tofu tinha acabado. O do tipo caseiro (mais firme), cortado em cubos, com bastante shoyo e cebolinha picada é uma delícia.

Ingredientes
1 porção de guiozas
Algas wakame
1 pepino japonês
Óleo de gergelim
Vinagre de arroz
Sake
Molho shoyo
Sementes de gergelim
3 a 4 cebolinhas verdes
Açúcar
Sal

Como fazer
1) A alga wakame é vendida seca, em pacotinhos. Separe um punhadinho e coloque numa tigela com água fria. É só um punhadinho mesmo: ela incha e rende bastante. Em 5 minutinhos ela deve estar hidratada.
2) Lave o pepino e, com a ajuda de um decascador de legumes, retire parte da casca. Corte em fatias bem finas.
3) Em uma tigela misture uma colher de café de sal, uma colher de chá de açúcar e vinagre de arroz. Misture bem até dissolver o açúcar. Junte um pouco de sake e um pouco de óleo de gergelim. Não sei as quantidades, geralmente faço no olho e experimento para ver se está gostoso. Se quiser, junte também um pouco de pimenta vermelha, tipo chili, em pó.
4) Corte a cebolinha em rodelas.
5) Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e coloque um pouco de óleo de gergelim. Doure aí os guiozas. É rápido, pois esses pastéizinhos são pré cozidos.
6) Escorra a alga, esprema para retirar o excesso de água e corte em pedaços menores.
7) Junte a alga aos pepinos e cubra com o molho de vinagre de arroz. Misture bem. Polvilhe com sementes de gergelim.
8) Antes de retirar os guiozas do fogo, polvilhe com parte da cebolinha picada.
9) O que sobrou da cebolinha, coloque num potinho com o shoyo e use para molhar os pastéizinhos.
Postado por Alê

Um comentário:

Anônimo disse...

hummmmm!