segunda-feira, 20 de julho de 2009

Para começar bem a semana

Panquecas!
A massa é simples, qualquer criança faz, qualquer criança brinca. Adoro no café da manhã, até porque é possível fazer o preparado na véspera e guardar na geladeira. É importante ter uma frigideira anti aderente e, antes de umas duas xícaras de café, nem tente virar a panqueca no ar... Eu, pelo menos, não consigo. Vou de espátula mesmo. Elas vão bem com mel, doce de leite, maple syrup, nutella ou melado. Uma manteiguinha que se derrete enquanto a massa ainda está quente é tuuuuudo de bom. Dá até para esquecer que é segunda-feira.

Ingredientes
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de café de fermento
1 pitada de sal
manteiga

Como fazer
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a manteiga. Deixe a massa descansar pelo menos meia hora na geladeira (ou prepare na véspera). Unte levemente a frigideira anti-aderente com a manteiga. Coloque cerca de 1/2 concha de massa, espalhe bem pela superfície. Vire quando estiver firme, mas não torrada. Essa receita dá tranquilamente para 4 pessoas famintas. E você pode reduzir usando a metade dos ingredientes. Duas coisinhas: 1) se a massa ficou muito grossa, acrescente um pouco de leite frio e bata um bocadinho 2) ao derreter a manteiga para untar a frigideira, coloque o excesso junto com a massa no liquidificador e misture.

Por falar em melado, achei esse da marca Fios de Ouro muito gostoso. Mas como a embalagem é muito grande, o ideal é porcionar em bisnaguinhas, dessas para mostarda e catchup, que se acham em qualquer lojinha de R$ 1,99.
Postado por Alê

Nenhum comentário: