segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cassoquê?

Não dá para chamar de cassoulet. Não leva pato, nem carne de cordeiro ou carne fresca de porco. Mas vai feijão branco, cenoura, linguiça, costelinha defumada e... um pé de porco salgado... Ok, antes que você desmaie de aflição (ou nojo) deixa eu explicar: você nem precisa comer a patinha do bicho, mas esse ingrediente é essencial para dar sabor especial e cremosidade ao cozido de feijões. O prato caiu muito bem nesse outono-quase-inverno paulistano e, como rende bastante, dá para chamar a galera para esquentar essas noites frias.

Ingredientes
1 kg de feijões brancos
1 pé de porco salgado, cortado ao meio
2 cebolas
2 cenouras
6 dentes de alho
4 folhas de louro
400 g de costelinha de porco defumada
2 paios
1 linguiça calabresa curada e defumada
100 g de bacon
400 g de carne de costela ou acém (bovina).
2 pimentas dedo de moça
Salsinha e cebolinha

Como fazer
1) Na véspera coloque os feijões de molho em água até cobrir. Coloque o pé de porco de molho também em bastante água e troque essa àgua umas duas vezes com intervalos de três horas, para dessalgar bem.
2) Calcule que você vai precisar de cerca de quatro horas para a preparação, antes de servir, e mãos à obra.
3) Troque a água do feijão, escorra bem. Leve um panelão ao fogo. Coloque aí o feijão, o louro, e aproximadamente 3 litros de água.
4) Lave também o pé de porco. Leve ao fogo uma panela com água, grande o suficiente para contê-lo. Quando a água ferver, mergulhe o pé de porco e afervente por um ou dois minutos. Escorra e junte o pezinho ao feijão.
5) Separe as costelinhas de porco pela junção e coloque-as na panela do feijão.
6) Corte a carne bovina em cubos de 4 a 5 cm e também junte ao feijão.
7) Corte o paio e a linguiça calabresa em rodelas. Reserve.
8) Corte o bacon em cubos. Reserve
9) Pique a cebola, o alho e as pimentas (para um prato menos picante, retire todas ou apenas parte das sementes). Reserve.
10) Leve uma frigideira ao fogo e frite os cubinhos de bacon. Quando estiverem dourados, coloque-os na panela do feijão.
11) Faça a mesma coisa com o paio e a linguiça: frite aos poucos e vá acrescentando ao panelão quando estiverem dourados. Para um prato mais leve, dispense a gordura que se solta ao fritar esses ingredientes.
12) Por último, nessa mesma frigideira, refogue a cebola, o alho e a pimenta e coloque tudo no panelão.
13) Raspe a casca das cenouras, e corte em rodelas de 1 cm. Junte ao feijão.
14) Deixe cozinhar em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando e delicadamente. Quando as carnes estiverem macias, está pronto. Salpique com a salsinha e a cebolinha bem picadas.
15) Sirva acompanhado de pão torrado e azeite.
Postado por Alê

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa foi lá em casa, tava booooooom