domingo, 16 de novembro de 2008

Stuffat Tal-Fenek ou Cozido de Coelho de Malta

Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes
1 coelho de cerca de 1,5 kg cortado em 10 a 12 pedaços
400 ml de vinho tinto seco
8 dentes de alho
4 folhas de louro
1 cebola grande
3 latas de tomates pelados
3 colheres de sopa de extrato de tomate
5 colheres de sopa de azeite
1 kg de batatas
Sal

Modo de fazer

1) Se comprar o coelho inteiro, separe as patas dianteiras e traseiras pelas juntas. Corte cada uma delas em dois pedaços. Divida também o tronco em quatro partes. Reserve os rins e o fígado.
2) Em uma tigela grande coloque o vinho, quatro dentes de alho descascados e levemente amassados e duas folhas de louro.
3) Junte o coelho cortado, mais o fígado e os rins, misture bem. Cubra a tigela com filme plástico e leve para a geladeira.
4) A carne de coelho deve ficar marinando de um dia para o outro e é aconselhável virar os pedaços de vez em quando para que o líquido alcance todas as partes.
5) Você vai precisar de aproximadamente três horas para cozinhar o coelho no dia seguinte, portanto regule o tempo necessário para servir no almoço ou no jantar.
6) Pique a cebola e os outros quatro dentes de alho. Reserve.
7) Descasque as batatas, corte-as em pedaços grandes e deixe de molho em uma tigela com água para que não escureçam.
8) Abra as três latas de tomates pelados e bata o conteúdo no liquidificador. Reserve.
9) Retire o coelho da marinada. Guarde o líquido porém descarte o alho e as folhas de louro (só os que estavam na marinada!).
10) Seque bem a carne, com a ajuda de papel absorvente ou de um pano de prato bem limpo.
11) Leve ao fogo uma caçarola com tampa, grande o suficiente para conter a carne, as batatas e o molho de tomates e quando estiver quente coloque três colheres de sopa de azeite.
13) Frite aos poucos os pedaços de coelho e os miúdos e junte um pouco de sal. Retire quando estiverem dourados de todos os lados. Reserve.
14) Ao terminar de dourar o coelho, na mesma caçarola, acrescente o restante do azeite e refogue o alho e a cebola previamente picados.
15) Junte o extrato de tomate, misture bem, acrescente o molho de tomates batido no liquidificador, o líquido da marinada e as folhas de louro restantes. Deixe esquentar bem.
16) Volte os pedaços de coelho ao fogo, as batatas, misture e cozinhe em fogo baixo por três horas, misturando de vez em quando.

*** É conveniente ter um pouco de água quente à mão, pois às vezes é preciso juntar líquidos durante o cozimento. O coelho deve ficar macio e se desprender dos ossos com facilidade. Prove o sal antes de retirar do fogo. Esse é um prato único, dispensa acompanhamentos. Ele também pode ser preparado sem as batatas e usado como um ragu de coelho sobre massa curta como penne ou rigatoni. Em alguns restaurantes, os malteses acrescentam ervilhas cozidas ao final da preparação. Como os catarinenses fazem com a pizza lá em Florianópolis....

Nenhum comentário: