domingo, 23 de novembro de 2008

Feijão maravilha

Picanha de sol, farinha de mandioca, melado, queijo de coalho fresquinho, cachaça do Engenho São João e um quilo de feijão de corda. Esse foi o presentão que o Celso, meu parceiro no crime, trouxe de uma viagem ao Recife semanas atrás. Nunca havia preparado o feijão de corda, fresquinho que só vendo. Mas ele mesmo se encarregou de anotar a receita, passada pela senhora que descasca as favas e vende os grãos novinhos lá na feira. Aproveitem que é época de colheita e aqui em Sampa mesmo já vi no Mercado Municipal da Lapa. Só não deixem os feijões no saco plástico: eles mofam.

Ingredientes
500 g de feijão de corda debulhado
3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
100 g de carne seca (ou a mesma quantidade de paio)
50 g de toucinho
1 folha de louro
2 cebolas
1 a 2 colheres de sopa de farinha de mandioca fina e torrada
Salsinha e cebolinha
Sal a gosto

Modo de fazer
1) Se usar carne seca: na noite anterior ao preparo do prato coloque de molho em água fresca a carne limpa de nervuras e peles e cortada em pedaços. Troque a água umas duas a três vezes. Se usar paio, pule uma casinha e vá para a etapa seguinte.
2) Coloque cerca de dois litros de água numa panela, grande o suficiente para conter depois os feijões. Junte um pouco de sal, a folha de louro e leve ao fogo até ferver.
3) Pique as carnes (paio ou carne seca e o toucinho) em pedaços pequenos. Reserve.
4) Pique as cebolas e, separadamente, a salsinha e a cebolinha. Reserve.
5) Quando a água ferver, junte os feijões previamente lavados, e cozinhe por cerca de 20 minutos.
6) Enquanto os feijões cozinham, coloque o toucinho em uma panela média e deixe dourar.
7) Junte a manteiga de garrafa, a carne seca ou paio e a cebola, que não deve tostar, mas ficar macia e transparente.
8) Quando os feijões estiverem cozidos, retire do fogo, escorra e junte ao refogado. Acrescente a salsinha e a cebolinha e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos.
9) Prove para ver se está bom de sal e de gosto.
10) Desligue o fogo e polvilhe com a farinha de mandioca, em quantidade o suficiente para apenas ligar os ingredientes e não fazer um angu.
11) Sirva acompanhado de mais manteiga de garrafa.

*** Esse prato foi para a mesa com a picanha de sol, fatiada e grelhada, couve refogada com muito alho e abóbora grelhada e boas doses de molho de pimentinha vermelha caseira. Na sobremesa, fatias de queijo de coalho douradas na frigideira e cobertas com melado. Só faltou a rede....

Nenhum comentário: