sábado, 8 de novembro de 2008

Atum fresco em crosta de gergelim

Ingredientes
1 pedaço de lombo de atum (cerca de 500 g)
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de sementes de gergelim torrado (preto)
1 colher de sopa de sementes de gergelim branco

Para o molho
1 colher de sopa de vinagre de arroz
5 colheres de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 dente de alho bem picado
2 talos de cebolinha cortados em rodelas finas
Pimenta dedo de moça picadinha (opcional, na quantidade desejada)

Modo de fazer
1) Lave o lombo de atum sob água fria corrente e seque bem usando tolhas de papel.
2) Coloque em um prato e espalhe sobre a superfície o óleo de gergelim por todos os lados.
3) Misture as sementes de gergelim de duas cores e salpique o atum fazendo uma leve pressão com as mãos para que elas se fixem na superfície do peixe.
4) Embrulhe o lombo em filme plástico e leve à geladeira por 10 minutos ou até a hora de preparar. Isso ajuda a fixar bem as sementes de gergelim, mas não deixe nunca de um dia para o outro.
5)Enquanto isso, junte todos os ingredientes do molho em uma tigela e misture bem.
6) Leve ao fogo uma panela antiaderente e deixe esquentar bem.
7) Descarte o plástico que envolve o peixe, coloque o atum na frigideira e frite por todos os lados. Retire, fatie e sirva acompanhado do molho.

*** Tome muito cuidado para não deixar as sementes de gergelim queimarem demais. Jamais espete o peixe com o garfo enquanto estiver grelhando: use uma pinça, uma espátula ou as mãos. Se não confia muito na sua frigideira antiaderente, unte-a com um fio de óleo de gergelim ou de canola antes de colocar o peixe. O centro do peixe deve ficar cru, por isso é importante que o atum esteja fresquíssimo. Ah: essa receita não funciona se o peixe foi congelado. Carnes que passaram pelo freezer soltam muita água durante o preparo, por isso não vai dar certo. Sobre o molho, as quantidades são só referências: pode-se omitir o alho, juntar mais gengibre, substituir a pimenta dedo de moça pela japonesa S&B, uma mistura de pimenta vermelha em pó e outros condimentos ou o vinagre de arroz por suco de limão. Já misturei também saquê, mel. Anything goes...

Nenhum comentário: